sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O mundo é dos rebeldes !


A notícia sobre a formatura de Valério Galeazzi ( Zero Hora - 07/01/2008 - pg. 21 ), que já é bisavô, no curso de Direito da Ulbra em cerimônia realizada no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul em 05/01/2008, surpreende e comove. Estamos acostumados a ver a juventude erguendo o canudo, orgulhosa do diploma, mas tenho certeza de que a alegria de Valério é muito diferente das dos demais bacharéis. Tem um outro sabor a conclusão de um curso superior para alguém de idade tão superior aos demais formandos.
Deve ter sido um bom colega e aluno, afinal não estava na sala de aula por pressão familiar, como muitos dos estudantes. Os trabalhos e provas devem ter sido realizados por ele com a seriedade de quem não quer brincar com a vida, como infelizmente, muitos universitários o fazem. Imagino que deva ter sido um aluno e um colega diferenciado. Quantos colegas não teriam lhe pedido conselhos ou auxílio na realização dos trabalhos ? Certamente ele foi generoso e os ajudou, não teve o espírito impregnado da inveja que habita a maioria dos alunos-meninos.
O diploma do senhor Galeazzi é uma lição sobre rejuvenescimento que supera cremes anti-rugas e flacidez. Beber da juventude é estar junto dela. Saber conviver, respeitar as diferenças provenientes da faixa-etária, compreender o vocabulário de uma nova geração são exercícios divertidos, claro, mantendo o cuidado de não se deixar contaminar pelas gírias e monossílabos dos tempos atuais.
E por falar em vocabulário, creio que o léxico empregado por Valério o tenha favorecido bastante na faculdade, pois pertence a uma geração leitora, sem a invasão das televisões e computadores. Viveu em tempos de respeito aos professores e, por isto, não deve ter reclamado à solicitação da leitura de alguma obra, nem feito cara feia ou a tradicional e irritante pergunta de quantas páginas tem o livro.
Com certeza, os colegas aprenderam muito com Valério e o inverso também ocorreu ! Nós crescemos na diferença, a diversidade nos conduz à vida. O debate sempre é melhor que a aquiescência. Sujeitos rebeldes são lembrados, os acomodados esquecidos.
A atitude de Valério Galeazzi ao concluirum curso superior é um gesto de rebeldia dos mais admiráveis. Agora ele dará continuidade aos estudos em uma pós-graduação, pois conquistou também uma bolsa de estudos da Ulbra para tal finalidade. Que nos miremos neste exemplo de rebeldia na luta contra o envelhecimento !
Joselma Maria Noal - Professora da URI - Campos de Erechim

Fonte : Zero-Hora - 09 de Janeiro / 2008

Fonte : Gráfico – Panorama das relações entre Educação, Currículo e Terceira Idade

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Oração do trabalhador ...


Ó Deus ! Eis-me aqui para iniciar

uma nova jornada de trabalho

e exercer minha profissão com dignidade e amor.

Eu te ofereço o meu suor, minhas lutas,

alegrias e dores; agradeço-te pelo emprego

que tenho e pelo pão de cada dia.

Peço-te, em especial, pelos desempregados.

Faze com que superem com fé e espernça

essa dificuldade, para sustentar suas famílias.

Senhor Jesus, operário de Nazaré,

inspira-me a ser um bom profissional

e amigo de todos.

Dá-me saúde para trabalhar todos os dias

e protege-me dos acidentes.

Concede a mim e aos meus companheiros

de trabalho uma jornada feliz.

Tu, que és o Mestre de todas as profissões,

derrama tua benção

sobre todos os trabalhadores.

Amém.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Dia do Idoso ...

Especial Dia do Idoso - 27 de fevereiro

Comemoramos nessa semana o Dia do Idoso. Confira essa homenagem especial do Porta Curtas à sabedoria e jovialidade da terceira idade.
A vida começa aos sessenta!

» Como disse Nelson Rodrigues: " jovens... envelheçam ! "



A verdade é que a chamada terceira idade não é um castigo inevitável, mas pode sim ser um presente exclusivo. Pra quem quer amadurecer bem, como um bom vinho !

Click aqui para assistir: Célia e Rosita - Duas Amigas na 3ª Idade