quarta-feira, 5 de março de 2008

O primeiro dia da sua nova vida ...

Vamos combinar assim : tudo que você não quer mais ser sai na água do banho do Ano Novo. E a pessoa que você quer se tornar você respira fundo e mentaliza na hora do brinde de Ano Novo. Fácil, não é ? Alguma dúvida ?
Ah, como é que eu sei que vai dar certo ? Bem, essa parte eu não sei, vai depender de você. Se você cumprir o que prometeu para si mesmo, as chances aumentam. O diabo é a gente não cumprir a própria palavra, porque a nossa consciência é a torturadora que vai cobrar isso, um dia.
Então, pense bem no que você promete fazer, para ser algo que possa cumprir. Seja realista. Não peça coisas que dependam dos outros. Sonhe com coisas que você possa realmente fazer com o seu próprio esforço e dedicação. Evite as idéias grandiosas que seriam para inflar seu ego, para impressionar os outros. Lembre que a felicidade começa sempre pelas coisas mais simples.
Isso não significa abrir mão de suas ambições ou grandes planos, mas, sim, que você tem de estar em equilíbrio para realizá-los, um passo de cada vez. Sejam quais forem seus sonhos, a melhor forma de torná-los realidade é estando bem " centrado " ( quer dizer, em harmonia interior ) e ao mesmo tempo bem connectado com o ambiente externo, quer dizer, conhecendo o contexto e as circunstâncias que o cercam.
Você já revisou a sua " roda da vida " ? Lembra daqueles oito eixos que compõem a sua vida, incluindo as áreas emocional, intelectual, física, financeira, familiar, profissional, espiritual e amorosa ? Pois revise se está investindo as suas energias, na prática, de modo equilibrado, se elas estão bem distribuídas entre todas essas áreas, ou se está negligenciando alguma. É como revisão de carro antes da viagem, se uma peça falhar, compromete todo o carro e pode estragar o passeio.
Digamos que você faça isso e comece o ano bem. É pra ser, pelo menos no primeiro dia do Ano-Novo, quando a gente tá cheio de vontade, querendo renovação, " esse ano vai ser diferente ". E se der errado no segundo dia, na segunda semana ou no segundo mês ? Todo o plano " furou " ?
Na verdade, se a gente parar para pensar, cada dia pode ser " 1º de janeiro ", qualquer dia pode ser o da mudança que desejamos, mas achávamos difícil conseguir fazer, antes.
Datas especiais, como Ano-Novo, aniversário, Natal, Páscoa, podem servir como estímulo para nos dar forças, com o apoio do clima mais emotivo dessa época do ano.
Mas a história de cada um de nós não muda, automáticamente, com o calendário. Nossas mudanças e conquistas dependem de nosso próprio esforço de renovação, a cada dia. porque, nunca é demais lembrar, cada dia é o primeiro do resto da nossa vida.
Montserrat Martins - Médico psiquiatra

Nenhum comentário: